Saiba as causas que provocam defeitos congênitos em bezerros

Para determinar o problema específico, é preciso que um médico veterinário realize um apurado exame clínico
05/03/2019 10:53 Rural
boi-bezerro-criacao (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
boi-bezerro-criacao (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)


Será que ocorreu uma má formação no aparelho urinário do animal, que nasceu em nosso sítio e não sabemos se é um macho ou fêmea?
João Victor, de Gonçalves (MG)

Nos diversos casos de alterações congênitas diagnosticados em bovinos, as causas são multifatoriais. Envolvem, por exemplo, ocorrência de traumatismos durante a gestação, uso de vermífugos do grupo benzimidazóis, ingestão de plantas tóxicas, infecção pelo vírus da diarreia viral bovina, ou quantidades anormais de líquido amniótico. Para determinar o problema específico, é preciso que um médico veterinário realize um apurado exame clínico e, para identificar o sexo diante da má formação do aparelho reprodutivo, é necessário usar um aparelho de ultrassom. Caso o defeito congênito não tenha afetado a capacidade do bezerro de eliminar fezes e urina, o animal poderá ser criado para engorda e posterior descarte.

+ Como diminuir inchaço no joelho de bezerros?
+ Por que o bezerro não ganha peso?


CONSULTOR: RAUL MASCARENHAS, médico veterinário da Embrapa Pecuária Sudeste, Caixa Postal 339, CEP 13560-970, São Carlos (SP), tel. (16) 3411-5663, www.embrapa.br/fale-conosco. 

Fonte: João Mathias / Globo Rural

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do General Salgado News.