Professor percorre Tietê para tirar fotos de animais

Iniciativa do docente de Barra Bonita (SP) de preservação também inclui plantio de árvores.
09/02/2020 11:59 Região
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O professor de física Glauco Tonello quis ir além dos muros da escola e decidiu ‘cair’ na água. Já são 7 anos de caiaque e com uma máquina fotográfica nas mãos percorrendo o Rio Tietê em Barra Bonita (SP), em uma aventura cheia de belas surpresas.

Glauco diz que já fotografou entre 250 e 300 espécies de animais nas margens do Rio Tietê. As fotos vão para um site onde os animais estão catalogados.

Glauco já encontrou o ratão do banhado, um roedor típico da América do Sul, e também muitas borboletas. A maior parte do acervo é de aves. Entre os registros raros, tem a andorinha do barranco, uma ave migratória de 12 centímetros, e o gavião caramujeiro. Como o próprio nome diz, é um voraz devorador de caramujos.

Recentemente, o professor fez o registro raro de uma anhuma e seus filhotes. A ave, que um dia povoou o Rio, há muito tempo não era vista no local.

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 09/02/2020)

Apesar da população de algumas espécies diminuir de tamanho ao longo do tempo, nenhum dos animais fotografados corre risco de extinção e muitos ainda estão espalhados pelas margens do rio.

Foi observando animais que o professor constatou um problema: a falta de vegetação ciliar. A partir disso surgiu um desafio que contou com a ajuda de alunos de uma escola estadual. O projeto inclui a recuperação da mata da região. Em uma estufa, os alunos descobrem e aprendem sobre as espécies nativas. Eles produzem as mudas que depois serão replantadas.

Para fazer as mudas, a escola recebeu doações de sementes. As primeiras plantas foram cultivadas no espaço da escola mesmo, para ampliar a área verde.

As margens do Tietê já receberam mais de 30 mudas de ipês das cores amarelo, roxo e branco.

Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais

Fonte: G1

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do General Salgado News.