Homem-Aranha 3 tem cinco vilões e aparição surpresa de heroína da Marvel

FOLHA DA REGIãO / DA REDAçãO


ENEM Mariane indica que o estudante identifique quantos dias tem para estuda. Foto: Divulgação

Otimização do tempo e foco na saúde mental são primordiais, diz mestra em Educação

A menos de um mês para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstas para acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, otimizar o tempo de estudo e privilegiar a saúde mental podem ser determinantes para o desempenho dos estudantes. A professora do curso de Pedagogia do UniToledo Wyden, a pedagoga Mestra em Educação, Mariane Della Coletta Savioli, lembra que a preparação emocional é tão importante quanto a preocupação com o conteúdo.

“A inteligência emocional é de grande importância, para a preparação de uma prova. Por isso, deve ser priorizada. O estudante precisa cuidar, além dos estudos, da saúde emocional, ademais, é ela quem vai possibilitar que os estudantes aprendam de forma eficaz', afirma a professora.

O primeiro passo, segundo a pedagoga mestra em educação, é o autoconhecimento. “Controlar as emoções, principalmente a ansiedade, auxilia o estudante, para que tenha foco e engajamento nos estudos', explica Mariane. Outro fator importante para que haja engajamento e foco nos estudos, é a busca por metodologias que desafiem a vontade de permanecer com vontade de aprender, para enfrentar os desafios propostos por avaliações como o Enem e os vestibulares.

Um exemplo prático é trocar o método de estudo, por exemplo, caso perceba que não está rendendo ou com dificuldades de aprendizado. “Se você está fazendo um simulado e percebe muitos erros, e um cansaço mental, pare um pouco e dê um tempo para seu cérebro. Deixe a frustração de lado fazendo exercícios respiratórios, podendo estar acompanhados de meditação. Após isso, você será capaz de buscar outros métodos de estudos mais engajadores', lembra a professora.

Para quem está perdido na preparação com a proximidade da prova, Mariane Della Coletta Savioli, indica que o estudante, identifique, primeiro, quantos dias por semana tem para estudar e quantas horas por dia e quais materiais deverão ser utilizados. A partir daí, como sugestão, montar um cronograma, dividindo as matérias a serem estudadas e os métodos de estudo em que mais mais se adapte de acordo com cada disciplina, sugere a professora.

A última dica é para a temida redação. “Para isso, esteja atento aos temas mais relevantes na atualidade, leia notícias de fontes seguras e de imprensa confiável, evite leituras de artigos de fontes desconhecidas e que costumam ser compartilhadas nas redes sociais, as famosas “Fake News'. Treine a redação, a partir de orientações de especialistas na área, escrevendo textos dissertativos e argumentativos com embasamento teórico e factual. Antes de fazer a redação, ou responder qualquer questão da prova, leia atentamente o que se pede, para que seja realizado exatamente o que está sendo solicitado no enunciado.', encerra a professora do UniToledo Wyden.

SOBRE O UNITOLEDO WYDEN

 O UniToledo integra a Wyden, rede nacional com dez instituições de ensino superior e com presença nas Regiões Norte, Nordeste e Sudeste do País. Com mais de 50 mil alunos, a rede oferece cursos de graduação e pósgraduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, incluindo áreas de gestão e negócios, engenharias e ciências da informação, artes, ciências, saúde, mídia e tecnologia. Qualidade de ensino e boa infraestrutura são dois pilares importantes para todas as instituições da marca. A Wyden acompanha também as melhores práticas da academia e do mercado para sustentar sua posição de referência de ensino nas regiões onde atua.

Reconhecido ao longo de mais de 50 anos pela qualidade de ensino, o Centro Universitário Toledo continua a investir em outros formatos com a mesma excelência acadêmica. Desde fevereiro de 2020, os universitários de Araçatuba e cidades vizinhas podem optar entre os diversos cursos disponíveis nas modalidades presencial e EAD do Centro Universitário. Com o lançamento do Semipresencial, os estudantes da região terão ainda mais flexibilidade para escolher o modelo de ensino mais adequado ao seu dia a dia, garantindo a mesma excelência e tradição do UniToledo.


 

Clique aqui para participar do grupo Do WhatsApp do general Salgado News

Envie sugestões de notícias para o WhatsApp do portal General Salgado News (67) 996418820 

www.itaporanews.com

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em General Salgado, Região, Brasil e Mundo!