Quase metade dos participantes do Enade 2018 tinha financiamento público

09/10/2019 08:29 Educação
Portal MEC
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O governo federal auxiliou financeiramente 46% dos cerca de meio milhão de estudantes que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018.

São alunos que cursaram o ensino superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), por exemplo.

O dado faz parte do balanço feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, em conjunto com o Ministério da Educação.

Durante coletiva de imprensa para detalhar as informações do balanço nesta sexta-feira, 4 de outubro, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, destacou que o percentual mostra o dinheiro do cidadão sendo aplicado na educação de jovens brasileiros.

"O pagador de imposto está ajudando estudantes a concluírem o curso de graduação.

O jovem que não tem recursos encontra no financiamento público um mecanismo para cursar o ensino superior", afirmou o ministro.

Na edição de 2018 do Enade, 8.821 cursos foram avaliados de um total de 1.791 instituições de educação superior públicas (227) e privadas (1.564), nas modalidades presencial e a distância.

Administração; Administração pública; Ciências contábeis; Ciências econômicas; Comunicação social – Jornalismo / Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações internacionais; Secretariado executivo; Serviço social; Teologia; Turismo.

Comércio exterior; Design gráfico, de interiores e de moda; Gastronomia; Gestão comercial, financeira, da qualidade, de recursos humanos e gestão pública; Logística; Marketing;

O levantamento apresenta, ainda, o perfil socioeconômico dos participantes e os resultados de indicadores de qualidade da educação superior: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

O primeiro, que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes, mostra que não houve diferenças significativas de resultados entre os cursos das modalidades presencial e a distância.

Para Weintraub, os resultados demonstram que, nos cursos avaliados, não há queda na qualidade da educação recebida por estudantes do ensino superior a distância, uma preocupação em relação à modalidade.

"Os números nos dão tranquilidade para seguir na intensificação do ensino a distância no Brasil.

Não vamos fugir dessa modalidade, que é mais eficiente do ponto de vista econômico e de organização do tempo dedicado aos estudos", afirmou o ministro.

O IDD, por sua vez, mensura o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento do estudante com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Enade.

Nesse caso, 21% dos cursos presenciais e 10% a distância tiveram conhecimentos agregados para além do projetado.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que o exame é importante para refletir sobre a qualidade do ensino superior no Brasil e que o Inep quer incentivar estudantes a realizarem a prova.

"Nós estamos trabalhando para melhorar o Enade no sentido de criar uma política de incentivo para os estudantes realizarem o exame.

O objetivo é que as notas atingidas possam ser utilizadas em currículos e façam diferença na busca por emprego, por exemplo", afirmou.

A coordenadora-geral de Controle da Qualidade da Educação Superior do Inep, Fernanda Marsaro, também participou da coletiva.

Aplicado desde 2004, o Enade avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos propostos e às habilidades e competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação.

O exame é obrigatório nesse caso. Quem não realizar a prova e não responder o chamado "Questionário do Estudante" fica impedido de colar grau.

O levantamento na íntegra está disponível no portal do Inep em Relatórios Síntese de Área e Relatórios de Curso e de Instituição de Ensino Superior. Já o Boletim do Estudante está liberado no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.

Fonte: tal MEC

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